O GRUPO DE ESTUDOS TECENDO REDES COGNITIVAS DE APRENDIZAGEM - G-TERCOA E SUAS ATIVIDADES COLABORATIVAS PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Joao Victor Santos Fernandes
  • Wendel Melo Andrade
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

A pesquisa a respeito de metodologias de ensino e de educação é extremamente importante na academia, uma vez que discute, entre alunos da graduação e da pós-graduação, as diversas teorias dos grandes estudiosos da educação. Neste contexto o Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem - G-TERCOA vem com o intuito de promover estes momentos de estudo e aprofundamento. Assim, objetivamos com esse estudo, relatar as experiências acadêmicas dos encontros desenvolvidos ao longo do ano de 2019 nas diversas atividades realizadas pelo Grupo de estudos G-TERCOA. Contribuem para fundamentar este trabalho as pesquisas realizadas por Santos (2016, 2018), fundadora e líder deste Grupo de Estudos. Metodologicamente este trabalho trata-se de um relato de experiência em que apresentamos as atividades realizadas pelo referido Grupo de Estudos. Participam das atividades do Grupo acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Letras, Matemática e de Pedagogia, além de estudantes do curso de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado). Semanalmente os integrantes do Grupo se reúnem para debater e estudar textos sobre diversos temas da educação, tais como currículo, ensino de matemática, avaliação educacional e formação docente. A interdisciplinaridade e a postura do educador são também temas abordados nos encontros que contam sempre com a presença de um mediador que estimula a discussões. Além dos estudos nos encontros também compõe atividade do Grupo de Estudo a realização de oficinas a participação em disciplina de férias e a produção de textos acadêmicos. Finalizamos este trabalho concluindo que as atividades realizadas pelo G-TERCOA contribuem para o aprofundamento teóricos e prático dos participantes, uma vez que desenvolvem a prática da leitura crítica e a experiência na escrita científica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica