O LABORATÓRIO DE LETRAMENTOS E ESCRITA ACADÊMICA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO AO ENSINO DA ESCRITA NO CURSO DE LETRAS

Autores

  • Sergianne Maria de Oliveira Pereira
  • Julio Cesar Rosa de Araujo

Resumo

O projeto Laboratório de Letramento e Escrita Acadêmica (LEA) atua junto à disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA) e, juntos, propiciam desenvolver habilidades de compreensão e produção de textos acadêmicos, pertencentes a alguns dos gêneros praticados na esfera acadêmica, como resenha, resumo, artigo, entre outros. Ademais, como os estudantes são instigados, durante toda graduação, a ter acesso e/ou produzir textos acadêmicos, é necessário um arcabouço de como se organizam os movimentos retóricos dos respectivos gêneros, além dos aspectos relativos à normalização técnico-científica desses trabalhos. Portanto, essa disciplina carece de uma assistência diligente para com os estudantes nela matriculados, pois a demanda de leitura das composições realizadas pelos estudantes torna-se inviável para apenas uma pessoa, o professor-orientador da disciplina. Como se tratam de abordagens não somente teóricas, mas também práticas, faz-se imprescindível o auxílio de bolsistas que exercitam o ofício da iniciação à docência, durante o acompanhamento dos alunos. Tal acompanhamento não se dá apenas presencialmente, mas também por meio das ferramentas digitais, principalmente através dos comentários nos documentos do Google Drive, ferramenta do Google Classroom, onde ocorrem essas interações entre estudantes e monitores, todos supervisionados pelo professor-orientador. Com base nisso, o objetivo desta comunicação é o de mostrar como se dá a dinâmica do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de LPTA em conjunto com as atividades do Projeto LEA. Os resultados dessa análise mostram que a dinâmica do funcionamento da referida disciplina no Curso de Letras em conjunto com as oficinas do Laboratório fornecem aos estudantes oportunidades concretas para que eles possam desenvolver e ampliar os seus letramentos acadêmicos, visto que todos, além de produzirem os gêneros acadêmicos exigidos pela disciplina, ainda aprendem sobre como organizar uma comunicação oral.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica