O MUSEU DE ARTE DA UFC COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NO ÂMBITO ACADÊMICO E INDIVIDUAL.

Autores

  • Clotilde Mariana Campos Santos
  • Daniela Jasmin Nishi
  • Saulo Moreno Rocha

Resumo

O trabalho desenvolvido tem por objetivo apresentar a inserção da Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA/PRAE) no Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC, e a perspectiva do mesmo como um espaço de formação, tanto no âmbito acadêmico quanto no individual. A temática será discutida a partir da experiência das arte-educadoras ao longo de sua atuação no museu, com a finalidade de ver as possibilidades formativas desse espaço, sobretudo na formação de profissionais da educação. O MAUC se caracteriza como um equipamento cultural, vinculado ao gabinete do Reitor, que apresenta desde a sua constituição o diálogo entre o regional e o universal como lema, visibilizando a importância dos museus na formação da cultura de um povo. A partir disso, em 2019, se inicia a estruturação de um Núcleo de ação educativa no Museu de Arte da UFC, com o objetivo de aproximar e integrar o público ao universo da arte, estimulando a reflexão, a criticidade, o pertencimento e os afetos de forma criativa e poética, assim, fortalecendo a proposta de Antônio Martins Filho, seu fundador, de “familiarizar o povo com tudo que diz respeito à arte’’. Com a criação do Núcleo Educativo, o Programa Bolsa de Iniciação Científica – que tem por objetivo assistir,financeiramente os estudantes da graduação recém-ingressos na Universidade, para garantir sua permanência na universidade, mediante atuação nas diversas unidades da instituição–aprovou o projeto “Ação Educativa Integrada no MAUC”. No caso específico dos bolsistas BIA, que configuram alunos entre o primeiro e o terceiro semestre, atuar dentro do espaço do museu proporciona um amplo desenvolvimento dentro no universo acadêmico, sobretudo, para os discentes das licenciaturas.A vivência como educador, constituiu um novo olhar para o papel do professor, sendo uma experiência fundamental e transformadora para pensar o ensino além da sala de aula e do material didático, compreendendo o museu como um instrumento de formação dinâmica e integral dos indivíduos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica