O PAPEL DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA AVALIAÇÃO DISCIPLINAR NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS POR BOLSISTAS DE INICIAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Vitoria Germano Ferreira Pinto
  • Andressa Karen de Sousa Amorim
  • Thiago Gomes de Amorim
  • Christiano Franco Verola

Resumo

Com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, foi assegurado, pelo menos no papel, acesso aos cidadãos com deficiência a promoção de “condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais visando à sua inclusão social e cidadania”. Mesmo com diversas leis, estatutos e documentos de ordem normativa, a acessibilidade à espaços universitários ainda é um grande desafio institucional por vários motivos, incluindo os de ordem formativa, estrutura física e financeira. Estudos apontam que as ações são realizadas de forma pouco sistemática, contingente e emergencial, ocorrendo sob a demanda daquelas pessoas com deficiência ingressantes. No curso de Ciências Biológicas isso também ocorre, sendo imperativo a reflexão-ação para práticas inclusivas no curso, que não contempla esta dimensão na formação docentes. A disciplina de Biologia de Campo Aplicada ao Ensino, estimula a reflexão-ação de práticas inclusivas para deficientes na formação discente, pelo desenvolvimento de técnicas de ensino abordando tais problemáticas no âmbito do curso. O presente trabalho visou levantar os tipos de deficiências abordadas nos trabalhos desenvolvidos por alunos desta disciplina entre 2017-2019. As práticas e as deficiências contempladas variaram de práticas conjugadas de amplo espectro (29,2%), seguido de deficiência visual (25%), intelectual e suas ferramentas (16,7% cada), além da auditiva (12,5%). Os principais temas abordados nas aulas, por livre escolha dos estudantes, foram Zoologia, Botânica e Educação Ambiental, poucas vezes outros temas, sendo espaços não-formais os escolhidos com maior frequência, e as modalidades aula de campo e simulação as mais recorrentes. Com base nos dados levantados é possível argumentar sobre a importância da disciplina nesse viés inclusivo, uma vez que possui grande papel de instigar os alunos para essa temática, sendo possível afirmar que as técnicas auxiliavam a compressão e formação segundo avaliação dos participantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica