O PROFESSOR DE GEOGRAFIA E SUA PRÁTICA: OS LIMITES E DESAFIOS DA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Fabio Jose de Souza
  • Álida Santos de Sousa
  • Mariane Lemos Abreu
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

Este resumo visa apresentar pesquisa realizada sobre práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Geografia realizadas por professores egressos do curso de Geografia da UFC em escolas públicas municipais e estaduais de Fortaleza. Buscou-se analisar as práticas de ensino para reconhecer inovações que provocam mudança no ensino e na aprendizagem em Geografia; identificar experiências bem sucedidas, recursos e metodologias inovadoras, além de registrar, sistematizar e elaborar um banco de dados com as práticas. Realizou-se grupo de estudo sobre autores que abordam os saberes e a formação docente, a pesquisa como método didático e o ensino em Geografia na educação básica. Realizou-se entrevista junto a três professores de Geografia que atuam em 3 escolas. A entrevista teve a seguinte pauta: formação docente, prática pedagógica, recursos e metodologias, a escola e as práticas inovadoras. Os registros das entrevistas ocorreram através de áudio e fotos para sistematização em banco de dados no formato blog. Constatou-se maior resistência da gestão da escola 1 à realização e socialização de práticas não convencionais em comparação com as escolas 2 e 3. Dentre os diferentes saberes concorrentes na prática docente, os professores apontaram os saberes da experiência como fator preponderante para as práticas inovadoras. Destacaram deficiência na formação acadêmica para a prática docente na escola básica, em virtude do distanciamento entre a universidade e a escola, assim, identificando lacuna entre a formação acadêmica do licenciando em Geografia e o chão da escola. A presente pesquisa contribuiu para a aprendizagem dos bolsistas a respeito da sua formação na universidade e a realidade do exercício profissional no ensino básico público e a possibilidade do ensino e aprendizagem de Geografia serem inovadores com vistas à participação ativa dos alunos mediante metodologias ativas visando educação voltada para a cidadania.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica