O SIEP COMO UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Alan do Nascimento Rodrigues
  • Francisca Alana Nascimento da Silva
  • Tatiane Lima Regis

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências que tivemos enquanto bolsistas de Iniciação Acadêmica da UFC. Fomos lotados no Serviço de Intervenção e Estudos Psicopedagógicos - SIEP, da Divisão de Atenção ao Estudante, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. O SIEP é um serviço que atende ao programa nacional de assistência estudantil por realizar acompanhamento pedagógico e psicopedagógico ao estudante de graduação. Para tanto, se dedica a questões que potencializam o rendimento acadêmico e intervém em dificuldades e transtornos de aprendizagem do estudante. O SIEP nos deu a oportunidade de contribuir em atividades de apoio à organização de eventos, de monitoria em projetos e de mapeamento das ações na UFC, voltadas para a promoção da aprendizagem. Dentre as atividades relevantes em que participamos, podemos citar: o projeto 'Entre Nós' que tem o propósito de aproximar estudantes de graduação com o perfil psicossocial e de rendimento de aprendizagem afins, para favorecer a cooperação mútua no enfrentamento das dificuldades de cada um, especialmente das relações interpessoais no percurso acadêmico; o Mapeamento dos projetos e programas da UFC direcionados aos estudantes, para a aprendizagem do discente em disciplinas de estudos da graduação, e, por fim, o projeto 'Aula Base' que são aulas dadas por alunos de semestres avançados, para trabalhar os conhecimentos básicos e pré-requisitos dos conteúdos a serem enfrentados por alunos recém ingressos na UFC com grande dificuldade nas disciplinas de expressivo índice de evasão e retenção, como as de Física, Química e Matemática. Ao longo do presente trabalho, a ser apresentado nos encontros universitários 2019, apontaremos o que aprendemos como também as experiências que tivemos no decorrer da bolsa, experiências essas que nos trouxeram novos conhecimentos e uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento de uma prática acadêmica enriquecedora.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica