O SURFE COMO PRÁTICA TERAPÊUTICA EM SAÚDE MENTAL: UM EXERCÍCIO DE FORMAÇÃO PELA PESQUISA

Autores

  • Savio de Oliveira Silva
  • Angelo Lucas Freitas Lima
  • Gabriel Freire Sampaio
  • Leo Barbosa Nepomuceno

Resumo

A formação acadêmica organiza-se sobre o tripé universitário em que pesquisa, ensino e extensão estão articulados. Em sintonia com essa perspectiva, o presente trabalho aborda a experiência de formação de pesquisadores através da parceria entre a Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e o projeto de Pesquisa “Aspectos Sociais e Psicológicos do Surfe” realizado no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC. Tem como objetivos a socialização e reflexão sobre as atividades de inclusão de bolsistas dentro do cronograma de atividades da pesquisa em questão, avaliando aspectos positivos e desafios. Foram desenvolvidas atividades de formação de pesquisadores dentro do enfoque da pesquisa com esportes, um estudo de revisão de literatura científica sobre o surfe como prática terapêutica em saúde mental. As atividades desenvolvidas consistiram em transcrição de entrevistas gravadas, fichamentos de textos e tradução de artigos. Como desafio para o desenvolvimento das atividades, destacamos a fragilidade dos processos formativos dos bolsistas e envolvidos frente às ciências do esporte e da saúde, no tocante a temas ligados a especificidades socioculturais e psicológicas do surfe e seu potencial terapêutico em saúde mental. Outro desafio é a dificuldade de implementar uma agenda que concilie as atividades acadêmica de todos os bolsistas. A formação em pesquisa aparece como uma contribuição do trabalho, possibilitando uma ampliação das habilidades de pesquisa dos bolsistas. A experiência de participar de atividades de pesquisa possibilita a incorporação de novas competências e amplia o olhar para as potencialidades das atividades pesquisa como campo de trabalho e de formação universitária.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica