O TRABALHO COM PROJETOS NA UUNDC/UFC: CONTRIBUINDO PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Autores

  • Victor Carlos Rodrigues Costa
  • Francisca Mariana Antão Mariano
  • Lorena Abigail Maciel Vieira
  • Marcelle Arruda Cabral Costa

Resumo

O presente trabalho expõe algumas das atividades desenvolvidas no projeto de extensão: “O Trabalho com Projetos na UUNDC/UFC: Contribuindo para a Organização do Trabalho Pedagógico de Professores da Educação Infantil do município de Fortaleza” e apresenta a participação dos bolsistas, destacando sua contribuição como experiência acadêmica. O projeto busca apoiar a formação dos professores de Educação Infantil a partir de encontros formativos que tratam de ferramentas e estratégias necessárias para a organização da rotina das crianças por meio de projetos pedagógicos. Esses encontros oportunizam a troca de saberes entre os participantes, professores de Educação Infantil e alunos de cursos de licenciatura, e possibilitam agregar conhecimentos por meio da interação e do debate sobre as experiências concretas vivenciadas nos projetos desenvolvidos com as crianças. Apontamos a grande significância do projeto, provocando experiências e saberes inovadores, proporcionando formas de pensar diferente, e a sua contribuição para o estreitamento das relações entre professores e crianças do município de Fortaleza e consequente mudança na educação das crianças de Fortaleza. A participação dos bolsistas ocorreu no apoio aos encontros de formação e na compilação dos dados da participação e do perfil do público alvo. Nos encontros realizados no ano de 2019 foram beneficiadas 311 pessoas, marca que superou os anos anteriores. Um aspecto importante a ser destacado é o fato de a participação no projeto possibilitar a compreensão de todos sobre a importância da autonomia da criança para o seu crescimento individual e em grupo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica