OFICINAS DE FOTOGRAFIA PARA CEGOS: UMA PARCERIA ENTRE O MUSEU DA FOTOGRAFIA, INSTITUTO DOS CEGOS E A UFC

Autores

  • Jessica de Abreu Lourenco
  • Roberto Cesar Cavalcante Vieira

Resumo

Com os avanços da tecnologia, a inclusão social de pessoas com deficiências têm sido uma pauta de grande importância. Diante disso, uma das ferramentas utilizadas para essa inclusão é a Fotografia Tátil, projeto de extensão da Universidade voltado para pessoas cegas que consiste na arte de fotografar mesmo sem o sentido da visão e produzir peças táteis das fotos para apreciação posterior pelo tato. Criado em 2014, o projeto conta hoje com diversas parcerias, em sua maioria firmadas entre 2018 e 2019. A parceria com o Museu da Fotografia e o Instituto dos Cegos, proporcionou durante o ano, dois cursos de fotografia para alunos do Instituto, sendo uma turma no primeiro semestre e outra no segundo, formada tanto por alunos totalmente cegos quanto por alunos com baixa visão. Ministrados semanalmente no Museu, os cursos contaram com explicações de métodos de fotografia ensinados de forma acessível com peças táteis em mdf e maquete do Museu feita em impressora 3d, além do apoio dos bolsistas da UFC. Ao final de cada curso houve práticas de fotografia com cada aluno fazendo suas próprias fotos com uma câmera profissional e aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas. Diante disso, planeja-se uma exposição de fotografias táteis das fotos desses alunos, a serem produzidas pelos bolsistas em acompanhamento do orientador na Oficina Digital do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade. Para essa produção, serão utilizadas técnicas de processamento de imagens para a geração de padrões táteis via programação e tecnologias de fabricação digital para a materialização, sendo utilizada, principalmente, a máquina de corte a laser. O objetivo do projeto é proporcionar para essas pessoas uma experiência enriquecedora e mostrar que mesmo com limitações, certas atividades ainda podem ser executadas, permitindo uma nova percepção de mundo e da fotografia como arte.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica