OLIMPÍADA CEARENSE DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA - OCESQ: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE QUÍMICA DO CEARÁ

Autores

  • Francisco Gabriel Conde de Freitas
  • Francisco Hiago Barbosa Quinto
  • Fernando Lúcio de Assis Araújo
  • Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil

Resumo

A Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ) é um projeto educacional que tem como objetivo principal identificar jovens com talento e aptidão para o estudo da Química, estimulando-os à curiosidade científica, bem como, incentivando-os a aplicar seus conhecimentos e suas habilidades. A 1ª OCESQ foi realizada em 2017 com a participação de 219 estudantes de 10 cidades do Estado do Ceará, matriculados nos cursos de Licenciatura e bacharelado em Química, Farmácia, Engenharia Química e Química Industrial. Em 2018 foram inscritos 325 estudantes e o curso de Tecnologia de Processos Químicos foi acrescentado. Já em 2019 o número de estudantes inscritos aumentou para 325 de 11 cidades. O presente trabalho tem como objetivo auxiliar os professores integrantes do Projeto de Extensão da OCESQ, na preparação de material didático contendo questões e discussões sobre os conteúdos teóricos e práticos das disciplinas de Química Geral, Química Inorgânica, Química Analítica, Físico-Química e Química Orgânica. Neste sentido, foi elaborado um e-book com todas as questões objetivas e analítico-descritivas das olimpíadas anteriores (I, II e III OCESQ), contendo os gabaritos das questões objetivas, as respostas de algumas questões subjetivas, bem como demais informações, incluindo depoimentos e lista de estudantes premiados. Este material didático é de fácil acesso, já que uma versão digital é mais econômica e pode ser acessada de qualquer lugar, contribuindo para a preparação e o bom êxito dos estudantes nas avaliações das disciplinas acadêmicas, bem como nas olimpíadas de química, sejam elas estaduais, nacionais ou internacionais. O e-book em seu presente momento encontra-se em sua fase final, faltando alguns ajustes, revisão e divulgação nas redes sociais e no site oficial da OCESQ.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica