ORDEM ECONÔMICA E O FUNCIONAMENTO DE UMA ECONOMIA DE MERCADO

Autores

  • Francisco Douglas da Silva Cunha
  • João Pedro Rocha da Silva
  • Felipe Gomes Rodrigues
  • Marcelo de Castro Callado

Resumo

O Projeto de iniciação acadêmica “Ordem Econômica e o Funcionamento de uma Economia de Mercado“ faz parte do projeto de extensão “Liberalismo, Mercado e Liberdade Individual“, coordenado pelos professores Marcelo de Castro Callado e Manoel Bosco Almeida, respectivamente Doutor e Pós-Doutor em economia, tendo como proposta a análise, discussão e difusão dos princípios do liberalismo econômico, a defesa da liberdade individual e da pouca interferência do Governo na Economia (“Laissez-faire“) e a geração de Bem-estar em uma Economia de Mercado. Iniciado no ano de 2016 o projeto realiza através do Grupo de Estudos Ordem Espontânea, palestras semanais no auditório Antônio Albuquerque da FEAAC. Os temas das palestras são sobre: As Perspectivas Políticas do Novo Governo e a Aprovação das Reformas, Reforma da previdência e Ideias Liberais, idéias de Friedrich Hayek, Milton Friedman, John Locke, entre outros. Os eventos costumam ter entre 30 e 50 espectadores por palestra. As palestras são ministradas por pessoas de diversas áreas, professores de economia, jornalistas, pesquisadores, autores, cientistas políticos, economistas e outros profissionais com o intuito de demonstrar a compreensão dos assuntos debatidos a sociedade em geral sob a ótica liberal, seja sob o prisma econômico, social ou legal. Além dos seminários, há encontros durante o decorrer da semana com o objetivo de realizar planejamentos e estratégias para aprimorar o projeto. O processo de planejamento envolve a construção de parcerias com os institutos e associa;'ops as quais alguns dos palestrantes pertencem, como Instituto Liberal do Nordeste (ILIN) e Instituto Millenium, entre outros. O próximo passo do projeto envolve a utilização e disponibilização de vídeos utilizando a plataforma Youtube além da criação de um podcast.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica