OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU (ODS) EM UM JOGO DE GESTÃO AMBIENTAL UNIVERSITÁRIA
Resumo
Em meio às ações humanas que provocam a degradação ambiental e pioraram a qualidade de vida na terra, a educação ambiental surgiu com a proposta de sensibilizar acerca da importância da conservação para a manutenção da vida saudável e a geração de riqueza para a sociedade. Profissionais esclarecidos sobre essa temática são mais capacitados em lidar com as questões de sustentabilidade no seu cotidiano. Todavia, há uma crítica à educação ambiental por ter uma estrutura muito informativa, pouco dinâmica e envolvente, fatores chave para que dentro da perspectiva de uma instituição acadêmica seus integrantes se interessem em aprender e praticar a sustentabilidade. No projeto Olimpíadas da Sustentabilidade utilizamos jogos para levar à comunidade universitária temas que são relevantes dentro do processo de gestão ambiental. Nesse contexto os objetivos do presente trabalho são levantar um conjunto de experiências acadêmicas em sustentabilidade, tendo como base uma pesquisa bibliográfica sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e as ações desenvolvidas pela UFC e por universidades espanholas, e criar um jogo de tabuleiro para permitir a experimentação do processo de gestão ambiental no contexto universitário. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no site da ONU sobre a Agenda 2030 e nos sites institucionais da UFC e de oito universidades espanholas sobre ações acadêmicas e administrativas, as quais já apresentam resultados da aplicação dos ODS da ONU. Os resultados desta pesquisa bibliográfica serão transformados em cartas de objetivo para comporem as peças do referido jogo. Conclui-se que por meio deste trabalho e sua futura aplicação, a comunidade universitária poderá conhecer os ODS e ampliar o debate de como aplicá-los no cotidiano. A pesquisa trouxe maior informação sobre o tema, os problemas abordados e o papel das universidades na divulgação desses objetivos, assim como na sua aplicação para garantir a plena implantação dos mesmos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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