PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E MÍDIAS DIGITAIS
Resumo
De acordo com Peters, Jung e Moura (2014, p.75-76) a geração dos “nativos digitais” é reconhecida pela sua forte integração às tecnologias digitais, logo, o mundo vive um novo patamar de integração tecnológica. Através dos games, os espaços virtuais a serem explorados são incontáveis, inclusive é possível utilizá-los, dentre tais cenários e formas de interação, como meio último do resgate da história, como aqui propomos com este projeto. A formação acadêmica organiza-se sobre o tripé universitário em que pesquisa, ensino e extensão estão articulados. Em sintonia com essa perspectiva, o projeto busca integrar universidade e sociedade por meio de jogos digitais que despertem, tanto na comunidade acadêmica quanto no grande público em geral, curiosidade a respeito da história da Universidade Federal do Ceará. Como objetivo específico, o projeto tem como foco produzir a história do jogo, que, não obstante, se passará tendo como cenário a reitoria, principalmente o salão nobre, e contará com um série de desafios. No meio disso, o jogador aprenderá um pouco sobre a história do local, dos reitores e da universidade. Para isso, utilizou-se de um trabalho de pesquisa, focado principalmente na história dos reitores, juntamente a roteirização dessa história e o desenvolvimento digital do mesmo. A ideia inicial do roteiro do jogo buscava utilizar os 14 reitores que presidiram em algum momento a universidade ao longo dos 64 anos de existência da mesma. Sendo assim, fez-se necessário se debruçar diante do arquivo institucional acumulado de atas de reunião do CEPE e CONSUNI e adaptar essa pesquisa a algo que possa ser usado em um jogo. A segunda etapa do processo se caracterizava por roteirizar essa história para a construção da história seguido do processo de programação.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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