PERSPECTIVAS E INOVAÇÕES: UM NOVO NUDOC E SEU PAPEL PARA AS CAUSAS INDÍGENAS

Autores

  • Alexandra Gomes Loiola
  • Lucas Estélio Pereira de Assis
  • Felipe Lourenço Mesquita
  • Leandro Santos Bulhoes de Jesus

Resumo

O Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica (NUDOC) criado em 09 de março de 1983, tem como objetivos gerais preservar, divulgar e dialogar com os distintos acervos documentais (impressos, orais, digitais, iconográficos, entre outros), sob a responsabilidade do Departamento de História, ao funcionar como espaço laboratorial de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido por pesquisadores em História em articulação entre a Universidade Federal do Ceará e a sociedade cearense. O órgão vinculado ao Departamento de História e coordenado pelo professor Dr. Leandro Santos Bulhões de Jesus, passou por reformas em suas instalações, que foram reinauguradas no dia 17 de setembro de 2019. Entre as melhorias está sua localização em um ambiente livre de agentes poluentes visando a melhor preservação dos arquivos, uma hemeroteca (arquivo de jornais, revistas e outras publicações periódicas) além de contar com o SIGERPA, plataforma on-line de gerenciamento de riscos do qual foi projeto-piloto, possuindo atualmente 80% de seus arquivos protegidos dos riscos. Além das melhorias físicas, em sua nova fase, o núcleo recebeu a doação do Acervo da Missão Tremembé, um dos maiores do Nordeste sobre povos indígenas, doado pela indigenista e missionária Maria Amélia Leite. Nesse sentido, a equipe desenvolveu diversas atividades na transição para a nova sede, desde a higienização e descrição até a avaliação e separação dos documentos presentes no acervo do NUDOC. Após a inauguração a equipe vem dando continuidade ao trabalho na identificação do Acervo dos documentos e objetos do Acervo Missão Tremembé, projeto que está em sua fase inicial de organização, a fim de que após o necessário tratamento documental do acervo esteja o mais breve possível disponível aos públicos internos e externos à UFC.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica