PESQUISAS EM BILINGUISMO E MULTILINGUISMO

Autores

  • Thais Kelly da Silva Queiroz
  • Ester Soares Pinto
  • Leticia Fontenele Mota
  • Pamela Freitas Pereira Toassi

Resumo

Neste resumo serão expostas algumas das atividades realizadas em pesquisas e debates sobre diversos assuntos pertinentes ao processamento da linguagem, como aquisição de vocabulário, acesso lexical, produção e compreensão da fala em língua estrangeira no Grupo de Pesquisa em Processamento da Linguagem de Bilíngues e Multilíngues. O objetivo do grupo de pesquisa gira em torno da premissa de esclarecer as inúmeras questões a respeito do ensino e da aprendizagem da língua estrangeira, pois ao compreender a organização do sistema linguístico e os processos cognitivos tácitos à aquisição de linguagem o professor pode melhorar as metodologias de ensino. Dentre as atividades feitas pode-se citar as reuniões semanais que ocorriam na Universidade Federal do Ceará (UFC), com os membros presentes – alunos de graduação, mestrandos e professores - onde eram debatidos temas acerca do objetivo principal do grupo, que permeavam entre conteúdos em língua estrangeira e língua portuguesa sobre neurolinguística, processos de leitura e de acesso lexical. O grupo conta com um website de domínio da UFC no qual as bolsistas contribuíram fazendo as devidas alterações, desde a criação de um logotipo para o projeto até a postagem de imagens capturadas durante um importante evento realizado no início do semestre, do qual as integrantes do projeto participaram. No evento, colaboraram na organização do local, das apresentações e dos certificados a serem entregues aos ouvintes, palestrantes e organizadores. Por fim, também auxiliaram com as pesquisas de alguns membros mestrandos do grupo, como na etapa de análise de dados. De modo abrangente, todas as atividades proporcionadas pelo projeto foram de grande importância, pois ao realizá-las foi possível enriquecer as pesquisas e o próprio conhecimento a respeito dos diversos assuntos abordados. Diante disso, as bolsistas do projeto em questão agradecem pela experiência acadêmica proporcionada pelo órgão financiador da Bolsa de Iniciação Acadêmica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica