PETRAN - OTIMIZAÇÃO NO FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA
Resumo
Os Bolsistas de Iniciação Acadêmica do PETRAN – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes - Departamento de Engenharia de Transportes - DET,trabalharam em conjunto com o seu orientador Zacarias Barbosa Matias Junior no projeto PETRAN – Otimização no Funcionamento da Secretaria. Seu principal objetivo foi melhorar a execução das atividades realizadas nesta secretaria, tais como: atendimento a professores e alunos, elaboração de planilhas de controle de patrimônio e, principalmente,a digitalização de todos os documentos sob sua guarda que, por si só,representou um grande avanço em nossa rotina de trabalho, diminuindo o fluxo de consumo de papel e aumentando a rapidez na localização de dados. As atividades não se resumiram apenas aos processos administrativos do PETRAN, tendo eles trabalhado também em conjunto com a secretaria do DET, planejando e executando atividades que trouxeram melhorias gerais para o ambiente do departamento. Os bolsistas foram alocados em dias e horários distintos, com o intuito de realizarem as atividades para as quais foram designados de forma independente e, ao mesmo tempo,em conjunto entre si, além de tornarem a secretaria sempre disponível para atendimento ao público em qualquer horário do dia. O projeto trouxe grandes benefícios tanto para o funcionamento do PETRAN como também para o desempenho e conhecimento pessoal dos próprios bolsistas, que passaram a perceber em detalhes as rotinas do cotidiano desta universidade,interagindo com outros diversos setores e unidades, nas mais diversas situações de atuação. Suas contribuições foram imprescindíveis para as melhorias que o projeto trouxe para o ambiente do PETRAN,pois alguns dos trabalhos desenvolvidos encurtaram processos burocráticos que existiam há décadas, ainda devido ao distanciamento de atividades simples das facilidades que a tecnologia e o mundo digital oferecem, modernizando e otimizando os processos existentes com maior dinâmica nas atividades desempenhadas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.