PLANTÃO PSICOLÓGICO E FORMAÇÃO: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DO SABER/FAZER DO FUTURO PSICÓLOGO

Autores

  • Livia Lorena dos Santos Silva
  • Rayane Pauline Morais Torres
  • Mariana Dutra dos Santos
  • Jurema Barros Dantas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discorrer a respeito das interfaces entre Plantão Psicológico e formação acadêmica, enfatizando a importância dessa prática para a ampliação do saber/fazer do futuro psicólogo. O projeto de Plantão Psicológico realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC), está vinculado ao Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (LAPFES) e permite a atuação de cerca de 35 estagiários e extensionistas por semestre na clínica escola de psicologia da UFC e outros equipamentos de saúde. O serviço em questão pode ser compreendido como uma prática clínica contemporânea, do tipo emergencial e aberto à comunidade em geral. O plantão psicológico proporciona um espaço que possibilita que o indivíduo entre em contato com sua angústia no exato momento em que necessita, buscando possibilitar maior compreensão e ampliação dos sentidos relacionados ao seu possível processo de adoecimento. Como elemento mais relevante, podemos destacar que uma das coisas mais valorizadas em um ambiente acadêmico é a experiência teórico-prática dos discentes, tendo em vista que é a partir da prática que a teoria começa a fazer mais sentido e a ganhar diferentes formas. A prática em plantão psicológico abre a oportunidade de um encontro genuíno com as novas demandas sociais e, sobretudo, viabiliza desconstruir inúmeras certezas a respeitos dos fazeres e saberes do trabalho do psicólogo, uma vez que, por meio do real contato com a comunidade, é possível construir uma nova maneira de olhar para antigas questões e revisar as práticas atuais, para que estas estejam adequadas à realidade da população. Dessa maneira, o plantão é vivenciado como um espaço que potencializa a experiência tanto do cliente na questão do cuidado como do plantonista na questão da busca por uma formação atualizada e com compromisso social.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica