POGIL, UMA METODOLOGIA DE ENSINO ATIVA VOLTADO AO ENSINO DE QUÍMICA PARA AS ENGENHARIAS

Autores

  • AntÔnio Reinaldo de Lima UchÔa
  • Paulo Roberto Viana de Vasconcelos
  • Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro

Resumo

A Química é uma ciência de caráter experimental e possui uma linguagem/simbologia própria, a qual gera muitas dificuldades no processo de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, o uso de metodologias ativas de ensino (POGIL - Process Oricutd Guided Inguiry Learnig, por exemplo) se apresentam como forma de ensino que visa uma aprendizagem significativa associada à formação de cidadão participativo e colaborativo, bem como contribui para diminuição dos índices de reprovação desta disciplina, nos cursos de Engenharia da UFC. A aplicação do método ocorreu em um encontro de 2h/aula, onde foi abordado o tema ‘Forças Intermoleculares’, contando com a participação de 44 alunos. Na aplicação do método POGIL, os alunos foram distribuídos em grupos de 3 a 4 componentes, atribuindo-se tarefas especificas a cada um (coordenador, apresentador e secretario). Para obtermos dados sobre a metodologia, aplicamos, após a realização da atividade, um questionário com nove questões do tipo: “O uso da metodologia POGIL facilitou a compreensão do tema?” etc, cada uma de múltipla escolha com as seguintes opções: "Concordo totalmente", "Concordo", "Neutro", "Discordo", "Discordo totalmente". A análise dos dados demonstrou que os alunos gostaram da atividade. Dos 44 alunos, 39 concordaram que a metodologia POGIL poderia ser utilizada por professores de outras disciplinas, enquanto que 42 afirmaram que a metodologia POGIL facilitou a compreensão do tema. Houve algumas dificuldades, por exemplo: questões de forças intermoleculares necessitavam do conhecimento sobre geometria molecular para saber se determinado composto era polar ou apolar. Fora isso, a aplicação da atividade propiciou uma participação ativa dos alunos e maior compreensão sobre o tema proposto, com maior construção de conhecimento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica