POSSIBILIDADES DE SER: EXPERIÊNCIAS QUE PROMOVEM ESCUTA SENSÍVEL, CRIATIVIDADE E VISIBILIDADE.

Autores

  • Thicyana de Oliveira Braga Carvalho
  • Thalita Barros da Silva
  • Lucas Gabriel de Fontes Sousa
  • Ana Ingrid de Brito Lopes
  • Tatiana Passos Zylberberg

Resumo

INTRODUÇÃO: O projeto “Possibilidades de Ser”, coordenado pela Profa. Tatiana Zylberberg promove educação sensível e valorização das inteligências múltiplas e das singularidades de ser-aprender, por meio de diferentes atividades de extensão e pesquisa no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES/UFC). OBJETIVOS: Os bolsistas contemplados pela Bolsa de Iniciação Acadêmica em 2019, circularam em ações do LEPSER: “De Corpos no Mundo”, “Mulheres e Novelos (MN)”, “Conecte e Crie”, juntamente com o teatro-musical “O Menino que Desenhava o Invisível”. Tendo como princípios escuta humanitária, a interdisciplinaridade, a compreensão do ser e seu lugar no mundo, como ainda a promoção da educação para o autocuidado e a consciência corporal; o laboratório possibilita um olhar para além do âmbito universitário e o contato com diferentes públicos (escolares, educadores, pacientes do SUS, comunidade circunvizinha). METODOLOGIA: Nesse relato de experiência, os bolsistas destacam o registro e a publicação das histórias de vida de pacientes de endometriose nas redes sociais do projeto MN; produção do teatro-musical “O menino que desenhava o invisível” (Bienal Internacional do Livro e APDM-CE); acompanhamento da formação dos educadores “Eu sou cidadão - Amigos da leitura” (parceria com a APDM-CE/Unicef); organização do banco de fotos do acervo das ações; participação e/ou apoio no espetáculo “Um Fio Por Vez” (Theatro José de Alencar e Cuca da Barra) e no espetáculo “Alma” (Cuca Mondubim). RESULTADOS: Foram obtidas produções individuais e novas criações, com base na participação direta dos bolsistas com as ações realizadas pelo projeto. CONCLUSÃO: Formação de experiência e conhecimentos é possível por intermédio do envolvimento dos estudantes da graduação em projetos com temáticas de urgência social, de contato com a realidade do ensino público e do atendimento terciário de saúde pública, que transita nos campi da UFC (Pici e Porangabussu).

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica