PRODUÇÃO DE MATERIAL ACESSÍVEL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Caina Maria Viana dos Santos
  • Beatriz Morais Bezerra
  • Sávio Jefferson Rafael Silva Sousa
  • IonÉlito Costa de Oliveira

Resumo

A Divisão de Produção de Material Acessível - DPMA da Secretaria de Acessibilidade UFC-Inclui, da Universidade Federal do Ceará vem, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo atividades que compreendem, prioritariamente, a produção e edição de recursos bibliográficos e informacionais acessíveis às pessoas com deficiência sensorial, principalmente àquelas com deficiência visual. Em 2019, esta atividade passou a ser realizada em parceria com a Biblioteca Universitária, através da Seção de Atendimento à Pessoa com Deficiência. O objetivo do trabalho desenvolvido na DPMA é colaborar com o processo de inclusão das pessoas cegas no contexto universitário (sobretudo os estudantes), através da disponibilização do referido material acessível. Esta prática encontra amparo legal, principalmente, no tratado de Marraqueche que, em linhas gerais, facilita o acesso a obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para ter acesso ao texto impresso, e que foi promulgado pelo Brasil em Decreto (BRASIL, 2018); e, ainda, pela recente Lei Brasileira de Inclusão, destinada à inclusão social e cidadania da pessoa com deficiência (BRASIL, 2015). A Divisão conta com o auxílio de bolsistas de iniciação acadêmica, que participam dos processos de produção do material acessível, compreendendo as etapas de edição e revisão do material, utilizando as ferramentas tecnológicas adequadas para isso, o que contribui significativamente para uma formação em nível de graduação com mais consciência social. Nesta perspectiva, pode-se evidenciar a inclusão do aluno universitário com deficiência para além da acessibilidade física, uma vez que, neste contexto, são disponibilizados importantes recursos para atender à necessidade informacional deste. Neste cenário, o desenvolvimento de tais atividades fomenta um processo de aprendizagem colaborativa no qual alunos, alunos-bolsistas e servidores, compartilham e potencializam habilidades e competências em seu fazer diário.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica