PRODUÇÃO DE PODCAST NO PROJETO DESCOBRINDO A BIBLIOTECA NA INICIAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Ilana Miranda Santana
  • Ana Erica Bandeira de Assis
  • Letícia Lopes de Castro
  • Francisco Edvander Pires Santos

Resumo

Apresenta-se um relato de experiência do projeto Descobrindo a Biblioteca na Iniciação Acadêmica, no qual foram desenvolvidas atividades presenciais e a distância de orientação na pesquisa em catálogo online e na consulta ao acervo da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (BCH/UFC). Estudou-se a Classificação Decimal de Dewey (CDD) a fim de conhecer as classes gerais de assunto que compõem o acervo da BCH/UFC, além da tabela de sobrenome de autor, proposta por Heloísa de Almeida Prado (Tabela PHA). Participou-se de treinamentos com os bibliotecários da seção de atendimento ao usuário da BCH/UFC, onde foram apresentados o catálogo online e as opções disponíveis no site da Biblioteca Universitária. Aprendeu-se que os códigos alfanuméricos da CDD e da Tabela PHA formam o número de chamada, considerado o endereço do livro na estante, cuja sinalização é atualizada periodicamente pela equipe da BCH/UFC. Complementando as orientações presenciais, gravaram-se áudios no intuito de explorar as plataformas digitais agregadoras de podcasts, visando ampliar o alcance das orientações à pesquisa por meio de canais como Spotify, iTunes e Google Podcasts. Utilizou-se essa estratégia de divulgação como resultado dos testes realizados nessas plataformas pela equipe da BCH/UFC, cujo objetivo é disseminar o uso do acervo, dos produtos e serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UFC. Algumas das experiências no atendimento presencial na biblioteca foram compartilhadas nas gravações dos podcasts, nos quais cada bolsista do projeto dedicou-se a um áudio sobre um tema específico, visando à orientação na pesquisa ao acervo da BCH/UFC. Conclui-se que a produção de podcasts complementa as orientações realizadas no atendimento presencial ao público e vislumbra-se que as potencialidades de incorporação dessa estratégia às práticas bibliotecária, docente e discente tornam conhecidas as ações desenvolvidas pelo Sistema de Bibliotecas da UFC.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica