PRODUÇÃO, CONSUMO E EFICIÊNCIA DE USO DE ÁGUA PELA ALFACE EM CULTIVO HIDROPÔNICO COM SUBSTRATO
Resumo
O fornecimento adequado de água é um dos responsáveis pela oscilação na produtividade, sendo considerado o fator de maior importância e mais limitante para a produção agrícola. O alto consumo de água em regiões onde é limitante, incentiva o desenvolvimento de novas técnicas para usar eficientemente este recurso e, o cultivo hidropônico de plantas tem apresentado como técnica eficiente de uso de água, sem que a produtividade das culturas seja afetada. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção e a eficiência de uso de água pela alface “Itapuã Super” em cultivo hidropônico em substrato, submetidas à diferente capacidade de retenção de água (CRA) do substrato. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, no Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, no período de Junho a Julho de 2019. O substrato foi composto por uma mistura de fibra de coco e casca de arroz não carbonizada, na proporção de 3:1 com base em volume, e acondicionado em vaso com capacidade de 2,8 litros. Sementes de alface foram semeadas nos vasos com umidade do substrato com 100% da CRA. Os vasos foram irrigados diariamente com solução nutritiva, com base no peso, de forma a manter as seguintes CRA 60, 70, 80, 90 e 100%. O experimento foi constituído por cinco tratamentos de CRA com cinco repetições, e distribuídos em delineamento inteiramente ao acaso. As características avaliadas foram: produção de biomassa fresca e seca da parte aérea, consumo de água pelas plantas e eficiência de uso de água (EUA). Maiores teores de água no substrato (CRA de 100%) proporcionaram maior índice de consumo de água (6,37 litros de água), que está diretamente relacionado ao maior acúmulo de biomassa fresca (127,9 g) pela alface. Os valores de EUA aumentaram com o incremento do volume de água aplicado e variaram entre 13,6 a 20,1 g de biomassa verde por litro de água evapotranspirada.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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