PRODUÇÃO, CONSUMO E EFICIÊNCIA DE USO DE ÁGUA PELO COENTRO EM CULTIVO HIDROPÔNICO COM SUBSTRATO
Resumo
A agricultura irrigada pode ser considerada como a atividade de maior consumo de água, sendo cada vez mais preocupante a sua escassez, esforços têm sido empregados na adoção de técnicas que favoreçam o aumento da eficiência do uso da água, sem que a produtividade das culturas seja afetada, resguardando assim, a produção de alimentos, assim o cultivo hidropônico de plantas é uma a técnica que reduz o consumo e aumenta a eficiência de uso de água. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção, consumo e a eficiência de uso de água do coentro em cultivo hidropônico em substrato, submetidos à diferente capacidade de retenção de água (CRA) do substrato. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, no Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, no período de Junho a Julho de 2019. O substrato foi composto por uma mistura de fibra de coco e casca de arroz não carbonizada, na proporção de 3:1 com base em volume, e acondicionado em vaso com capacidade de 2,8 litros. O plantio do coentro foi realizado nos vasos com umidade do substrato com 100% da CRA. Os vasos foram irrigados diariamente com solução nutritiva, com base no peso, de forma a manter as seguintes CRA, 60, 70, 80, 90 e 100%. O experimento foi constituído por cinco tratamentos de CRA, com cinco repetições e distribuídos em delineamento inteiramente ao acaso. As características avaliadas foram: produção de biomassa fresca e seca da parte aérea, consumo de água pelas plantas e eficiência de uso de água (EUA). Maiores teores de água no substrato (CRA de 100%) proporcionaram maior índice de consumo de água (3,39 litros de água), que está diretamente relacionado ao maior acúmulo de biomassa fresca (50,3 g) pelo coentro. Os valores de EUA aumentaram com o acréscimo do volume de água aplicado e variaram entre 9,64 a 14,84 g de biomassa verde por litro de água evapotranspirada.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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