PROGRAMA MEMÓRIA LOCUS
Resumo
O Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental, Locus, está vinculado ao Departamento e ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará e tem como objetivo estudar e analisar os processos de subjetivação na relação pessoa-ambiente. O Projeto Memória Locus consiste em catalogar e preservar os acervos materiais e imateriais que compõem sua memória. A conservação da memória faz-se importante devido a produção de conhecimentos que resultam em fontes e documentos para avaliação, pesquisa e análise psicossocial de um determinado grupo da sociedade. Por outro lado, tratando-se de uma visão do sujeito, enquanto ser biopsicossocial, por intermédio da vinculação entre sujeito e ambiente, são construídos laços de pertencimento, afetividade e aspectos que compõem a memória individual e cultural. Sendo assim, o Projeto Memória Locus possui como finalidade trabalhar as questões relacionadas aos lugares e as memórias que constituem a história do sujeito, a partir da psicologia social e ambiental, promovendo uma contribuição científica para a psicologia concomitante à preservação do acervo. A metodologia contemplou aspectos documental e bibliográfico, sendo operacionalizada por meio da catalogação do acervo de livros e Instrumentos Geradores de Mapas Afetivos (IGMA), que compõem a biblioteca do laboratório. Obteve-se como resultados a organização do acervo do referido laboratório e início de catalogação dos mapas afetivos para uma futura disponibilidade para a comunidade acadêmica em geral, assim como para o repositório da biblioteca de Ciências Humanas. Com isso, o projeto apresentou-se como um objeto de relevância para corroborar a ideia de memória e reafirmar a importância da análise do contexto que constitui o individuo. Ademais, compreender de que forma a Psicologia Ambiental contribui para a teorização a respeito dos processos de formação da memória, especificamente por intermédio do conhecimento do IGMA, desenvolvido pelo Locus.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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