PROJETO BORBOLETÁRIO COMO MEIO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CRIANÇAS
Resumo
O Projeto Borboletário possui, dentre seus objetivos, o de promover a educação ambiental que é despertar nos indivíduos habilidades, competências, atitudes e responsabilidades para conservar e preservar a natureza. Ao longo do ano o Borboletário da Universidade Federal do Ceará recebe visitas de escolas públicas e privadas, abrangendo todos os níveis de escolaridade. As instituições escolares trazem os alunos para perceberem na prática como é o ciclo das borboletas, a sua importância para o meio ambiente, as funções desempenhadas por esse inseto para que o ecossistema continue saudável, os diferentes tipos de borboletas existentes, tirar algumas dúvidas sobre a vida deste inseto e principalmente se encantar com a beleza desses animais. Como resultado deste trabalho, compreendem que para ter esses animais em jardins e florestas é necessário ter um ecossistema saudável, pois as borboletas são bastantes sensíveis as mudanças climáticas e a perda de habitat e quando ocorrem os desequilíbrios, estes animais tendem a migrar para outros ecossistemas mais saudáveis. Além disso, os insetos são fontes de alimento para outros animais, como por exemplo aves, lagartos, aranhas e sapos e são grandes polinizadores, quando se alimentam do néctar das flores e as suas pernas longas capturam o pólen. Do mesmo modo, os professores das escolas que também participam desta aula relatam que o conhecimento prático vivenciado pelos alunos, faz com que cresça um interesse maior pelo assunto e haja a propagação de todo o conhecimento adquirido pelas visitas ao Projeto para a família e amigos, fazendo com que mais pessoas sejam alcançadas e educadas. Por fim, é concluído que o Projeto Borboletário contribui para a promoção da educação ambiental das crianças e da sociedade através das visitas e facilita o entendimento dos alunos sobre o assunto que é abordado em sala de aula pelos professores.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.