PROJETO OLIMPÍADAS DA SUSTENTABILIDADE: JOGOS DIDÁTICOS DE GESTÃO AMBIENTAL
Resumo
A conservação dos recursos naturais tornou-se uma temática essencial à sociedade, pois a crescente degradação dos nossos biomas apresenta respostas climáticas severas e muitas vezes irreversíveis ao planeta, o que justifica as ações permanentes em educação ambiental. Para contribuir com as reflexões perante o quadro crescente de impactos socioambientais, o uso de ferramentas lúdicas pode auxiliar no processo de esclarecimento da temática. No contexto da gestão ambiental no ensino superior, a Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de cuidar de assuntos que tangem à gestão ambiental, desenvolve um projeto de educação para a sustentabilidade, no qual emprega jogos educativos, com o objetivo de promover um debate e alertar sobre assuntos como: separação de resíduos para coleta seletiva; tempo de degradação dos resíduos na natureza; uso consciente de energia; fauna e flora nativas do campus; consumo consciente da água, entre outros. Os jogos foram desenvolvidos de forma a suscitar competição entre duplas, e são aplicados por uma equipe de bolsistas treinados. Ao término de cada jogo o mediador comenta brevemente sobre o conteúdo exposto a fim de esclarecer a importância do tema no contexto acadêmico. Nas pesquisas realizadas após a participação das equipes, o jogo Acerte na Coleta obteve as melhores avaliações por parte dos jogadores. E o jogo Dominando a Energia obteve a pior avaliação. Ademais, as equipes que participaram dos jogos são convidadas a sugerirem ações para gestão ambiental universitária. As principais sugestões foram: coleta seletiva - 33%; diminuição do uso do plástico - 25%; economia de água - 16,7% e destinação correta do lixo - 25%. Conclui-se que o uso dos jogos obteve uma ótima recepção entre os alunos e servidores desta universidade, e demonstrou ser uma forma lúdica de apresentar esses temas da gestão ambiental, favorecendo o esclarecimento de informações sobre a temática abordada.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.