PROJETO SINFONIA UFC: TRÊS RELATOS SOBRE A VIVÊNCIA NA PRÁTICA DO QUE SE APRENDE EM SALA DE AULA

Autores

  • Ana Isabel Ribeiro Porto de Oliveira
  • Guiliano Bernardo Pinto Costa
  • Hiran Delmar de Oliveira Aristóteles
  • Raimundo Weuller dos Santos Alves
  • Liu Man Ying

Resumo

O Projeto Sinfonia UFC é um projeto de extensão que tem como objetivo expandir o Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas aos diversos públicos, desde as turmas infantis, a partir dos 6 anos de idade, passando pelos adolescentes e chegando às turmas mais experientes. A ideia é que o estudante, à medida em que vai avançando no seu aprendizado, perpasse pelos diferentes grupos, podendo inclusive compôr a Camerata de Cordas da UFC, que já conta com o reconhecimento da cidade de Fortaleza e ocupa vários espaços seja na Universidade, seja em tantos outros pólos culturais. Neste anteriormente citado Projeto, nós desenvolvemos atividades que variam entre a monitoria e ensino de música, o suporte e a organização do material utilizado pelos grupos até o planejamento de marketing e a comunicação, dando, assim, suporte para o bom funcionamento das atividades do Projeto como um todo. A metodologia utilizada por nós nas atividades da bolsa foi a de pesquisa exploratória, já que vivenciamos o Projeto para entendê-lo melhor e assim poder exercer nossas atividades de forma integrada com o que já vinha sendo desenvolvido e com o que vínhamos aprendendo na sala de aula. Nesta reta final observamos a melhoria na organização dos materiais utilizados pelas turmas, o desenvolvimento no processo de aprendizagem e ensino de música e uma maior visibilidade do Projeto nas diferentes plataformas de divulgação. Com o trabalho desenvolvido por nós ao longo desses nove meses de bolsa no Projeto Sinfonia UFC adquirimos experiências sociais e profissionais únicas que certamente nos agregam seja na área da Música ou da Publicidade e Propaganda, além de contribuirmos de formas diferentes na democratização do ensino de música à comunidade de nossa cidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica