PROJETO TANDEM: INTERCULTURALISMO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Autores

  • Ana Luiza Fialho Ponte
  • Larissa Souza da Silva
  • Isabela Oliveira Marques
  • Lidia de Almeida Correia

Resumo

O Projeto Tandem propõe um espaço de troca intercultural através de grupos de conversações que serão organizados em duplas, com falantes de duas línguas maternas distintas. Sendo assim, entre os principais objetivos do projeto, está a promoção de uma interação mútua de aprendizado intercultural, com base na reciprocidade entre os interlocutores, ajudando, portanto, no desenvolvimento linguístico dos participantes. As atividades são feitas com base em perguntas, jogos e interações propostas em sala pelos coordenadores do programa, de acordo com o horário do idioma estabelecido. Nessa perspectiva, Tandem implica na aprendizagem de duas línguas diferentes, tendo ambas as línguas como destaque. Os participantes não são professores de língua estrangeira, mas falantes nativos. O papel de especialista do falante nativo será constituído por base do conhecimento implícito sobre sua língua materna e seu uso. O conceito de aprendizado de línguas do Projeto Tandem se baseia em dois princípios: princípio da autonomia e o princípio da reciprocidade (BRAMMERTS, 2003). Outra estratégia de trabalho será o desenvolvimento de atividades em grupo, utilizando-se de técnicas e princípios da Aprendizagem Cooperativa. Os encontros aconteceram uma vez por semana e tiveram duração de 2 (horas), uma hora em língua portuguesa e uma hora na língua estrangeira. Os resultados obtidos são compostos através da existência de 6 (seis) grupos distintos, em 5 idiomas, além do português. Entre os participantes, configura-se a adesão de falantes de 11 (onze) nacionalidades distintas. Nos 16 (dezesseis) encontros efetivados, foram alcançados plenamente os objetivos traçados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica