PROVISÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM UNIDADE DE CUIDADO FARMACÊUTICO AMBULATORIAL
Resumo
Introdução: De acordo com o Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica (PCDT) da artrite reumatoide (AR), as orientações educacionais são importantes para obtenção da melhora clínica e funcional durante o tratamento. Nesse contexto, as estratégias de educação em saúde no âmbito farmacêutico podem contribuir para o aprimoramento dos discentes na prática clínica e para o uso racional dos medicamentos pelos pacientes. Objetivo: Prover informações sobre doença e tratamento da AR e elaborar estratégias de educação em saúde para os pacientes assistidos na Unidade de Cuidados Farmacêuticos (UCF) da Farmácia Ambulatorial/Hospital Universitário Walter Cantídio. Metodologia: Foram realizadas as seguintes etapas: 1. Busca de informações em bases de dados científicas sobre a farmacoterapia indicada no PCDT; 2. Registro dos questionamentos sobre medicamentos feitos pelos pacientes, durante as atividades do acompanhamento farmacoterapêutico (AFT) desenvolvidas na UCF com participação ativa das alunas; 3. Elaboração de material informativo para suporte às orientações farmacêuticas individuais e comunitárias. Resultados: As informações sobre a farmacoterapia da AR foram pesquisadas nas bases Dynamed e Bulário Eletrônico da ANVISA. Foram registrados 37 questionamentos dentre os 60 pacientes em AFT, relacionadas com o ‘modo de uso dos medicamentos’ (n=14) e ‘efeitos colaterais’ (n=15). Tais dados deram suporte à elaboração de folders sobre os medicamentos (antiinflamatórios não esteroidais, glicocorticóides e medicamentos modificadores do curso da doença) e pôsteres sobre a doença e o tratamento, que foram usados durante ação educativa promovida pela UCF em parceria com o Ambulatório de Reumatologia em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Artrite Reumatoide (12/outubro). Conclusão: A provisão de informações e as estratégias educativas possibilitaram orientações farmacêuticas, que contribuíram para o autogerenciamento da doença e do tratamento, bem como para uma melhor adesão.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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