RECUPERAR E CONSTRUIR SORRISOS:UM OLHAR SOBRE A SAÚDE BUCAL DA POPULAÇÃO DA BARRA DO CEARÁ
Resumo
Introdução: A promoção da saúde bucal visa diminuir as doenças bucais e modificar os hábitos inadequados em relação a saúde da boca. Embora, a educação em saúde bucal esteja sendo introduzida aos poucos na vida dos brasileiros, são muitos os cidadãos que ainda não têm acesso às informações e aos serviços de odontologia. Objetivo: Observar a realidade da saúde bucal dos pacientes e seus acompanhantes atendidos no ambulatório Multiprofissional do projeto do projeto de extensão “Aqui tem Sinal de Vida” da Universidade Federal do Ceará, localizado no CUCA Che Guevara. Métodos: Foi realizado um estudo transversal com amostra de conveniência em que foi aplicado um questionário contendo questões sobre saúde bucal. Foi realizada a descrição dos dados por meio de frequências absolutas e relativas utilizando o programa estatístico STATA 15.0. Resultados: Participaram do estudo 70 pessoas, com média de idade de 29 (DP: 15,97) anos, 45,71% tinham ensino fundamental incompleto, 32,86% renda bruta de um salário mínimo por mês, 45,71% haviam perdido mais de um dente permanente, 28,57% tinham a dor como o motivo da última visita ao dentista, 87,14% fazem duas ou mais escovações por dia, 100% usam a escova e o creme dental, 94,29% não compartilham a escova de dente, 48,57% troca a escova com menos de três meses, 55,71% avaliaram como boa sua saúde bucal, 47,14 % haviam visitado o dentista nos últimos doze meses, 70% afirmam que os postos de saúde do seu Bairro não oferecem sempre os serviços de Odontologia, 90% afirmam que os alimentos influenciam na saúde dos dentes, 58,57% não sabe para que serve o flúor, e 98,57% acredita ser necessário cuidar dos dentes da mesma forma que cuida do resto do corpo. Conclusão: Observamos a fragilidade no acesso ao atendimento odontológico nas unidades básicas localizadas na Barra do Ceará. Contudo, os participantes apresentaram bom conhecimento sobre ações e a importância de como preservar a saúde bucal.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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