REDE MORFOLÓGICA E A ANÁLISE DE EXPANSÃO URBANA: CENÁRIOS POTENCIAIS ENTRE USO DO SOLO E OS TRANSPORTES EM PEQUENAS CIDADES DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Marcelo Colares da Silva
  • Benedito Daniel Nunes da Silva
  • Francisco Matheus Lima de Oliveira
  • Jean Marcell Nunes Parente
  • Antonio Paulo de Hollanda Cavalcante

Resumo

É notável o crescimento do número de pesquisas voltadas para o estudo das cidades de pequeno porte no Brasil, porém ainda existe muito a ser feito no que diz respeito a metodologias de estudo e análise voltados para essa temática. O objetivo deste trabalho é desenvolver métodos inovadores de estruturação operacional para uma Rede Morfológica de Análise Urbana de Cidades de Pequeno e Médio Porte do Estado do Ceará. A metodologia detém três pilares, o primeiro é a Sintaxe em que a estrutura viária define a hierarquia dos movimentos e a escolha do uso e da ocupação sendo responsável por fazer análise topológica de oferta de origem e destino e estimar locais potenciais de congestionamento apresentando cenários diante do avaliado. O segundo, a Semântica, que parte das restrições de leis de uso e ocupação, limites dos terrenos existentes e continuidade de vias e capacidades de ocupação e desenvolve possibilidades de uso do solo (via algoritmos genéticos). O terceiro, a Validação ,realiza-se uma validação dos fluxos potenciais da técnica da Sintaxe Espacial, em com a comparação com os fluxos em tempo real, obtidos a partir da camada ‘Trânsito’ do Google Maps em determinado local e horário das áreas estudadas (esquinas, bairros, etc). Passo seguinte, a comparação entre estes fluxos validados e a ocupação do solo, obtidos a partir de simulações Semânticas, pela técnica de Space Planning, por sua vez, que emerge do desenho viário as prováveis ocupações do solo entre as quadras desta mesma malha, apresentando uma ‘tendência do comportamento’ sintático-semântico de determinado trecho da cidade sendo responsável pela ‘calibração’ entre as ferramentas anteriormente citadas. Como resultados esperados durante o período de pesquisa foi desenvolvido uma metodologia de análise de fluxos, capaz de gerar indicadores de ponto críticos. Ao fim, conclui-se que o uso de mapas preditivos de expansão urbana tornam-se rápidos indicadores de expansão urbana e de mobilidade em cidades.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica