REDE SOCIAL E ENSINO DE ESCRITA ACADÊMICA

Autores

  • Cinthia Evandro Martins Pereira
  • Julio Cesar Rosa de Araujo

Resumo

As redes sociais, atualmente, desempenham um papel crucial na sociedade, sobretudo o Facebook e o Instagram. Em contrapartida, a rede social Instagram ainda carece de importantes pesquisas voltadas para a educação. Nessas circunstâncias, o presente trabalho analisa essa rede como recurso didático usado durante a disciplina, no segundo semestre, de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA) do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), durante o ano de 2019, no âmbito do projeto Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica (LEA). O objetivo foi analisar o processo de interação da página com os seguidores, alunos e não-alunos, além de observar se esse processo de interação gera motivação na escrita dos discentes matriculados na referida disciplina. O apoio teórico principal para a pesquisa foram as contribuições de Primo e Cossal (1999, 2000 e 2005) sobre Interação e de Dörnyei e Ushioda (2011) acerca de Motivação, além de Zacharias (2016) em relação aos aspectos de Letramento Digital. O método de pesquisa foi do tipo qualitativo-etnográfica com observação-participação, tendo como resultados a confirmação de que a página da disciplina possui interação mútua e motiva na escrita acadêmica dos discentes. Compreendemos assim, que esse trabalho amplia as pesquisas voltadas para a Rede Social Instagram, na esfera da educação, e propõe novas investigações do uso dessa plataforma em sala de aula e o estudo dessa como suporte de gêneros textuais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica