RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA NO OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO MUNDO RURAL (OPLURAL)

Autores

  • Francisca Maria Rodrigues da Silva
  • Maria do Ceu De Lima

Resumo

BREVE INTRODUÇÃO: Os estudos desenvolvidos no OPLURAL, foram no sentido de se realizar pesquisas na área de Segurança Pública Agrária tema de extrema importância e que necessita de estudos mais aprofundados sobre o assunto. OBJETIVO: Criação de um banco de dados que compreenda as mais variadas informações e estudos já desenvolvidos sobre o tema, com enfoque específico em trabalhos acadêmicos já desenvolvidos em IES do Ceará, desse modo facilitando a continuação de outros pesquisadores no aprofundamento do tema e proposição de políticas públicas que atuem como amenizadoras de problemas de insegurança vivenciados no campo METODOLOGIA: Leitura de textos que promovessem um entendimento mais profundo sobre as questões do meio rural,utilização do sistema de biblioteca como fonte de pesquisa, assim como Repositório institucional não apenas da UFC, mas também de outras IES do ceará. Além disso se fez necessário estudos sobre a segurança pública urbana a fim de ser possível realizar um paralelo com o meio rural. RESULTADOS: Foi possível a criação do banco de dados, através do sistema drive disponibilizado pelo g mail, constituído de duas páginas a primeira compreende aspectos e informações gerais acerca do tema, e a segunda trabalhos acadêmicos desenvolvidos nas IES que se aproximam da temática trazendo título, fonte, IES, tipo de documento e mini-resumo( produzido com a intenção de trazer os principais pontos trazidos no textos, desse modo facilitando a seleção de futuros pesquisadores que continuarem no aprofundamento e estudos nessa temática). CONCLUSÃO: O trabalho foi enriquecedor e desafiador em se desenvolver uma temática que possui poucos trabalhos específicos sobre o assunto, ademais promoveu uma melhor compreensão de qual ampla é a atuação do meu curso e o quanto a interdisciplinariedade é importante dentro da Universidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica