RELATO DE EXPERIÊNCIA DA 5A REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO

Autores

  • Antonio Dejaime Teofilo da Silva
  • Antonia Karine Mesquita Fernandes
  • Marcio Douglas Herminio Falcao
  • Raul Shiso Toma

Resumo

A 5ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo aconteceu em Fortaleza entre os dias 27 e 30 de maio de 2019, promovido pelo Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. O evento de caráter técnico-cientifico abordou assuntos como as alterações climáticas ocorridas nos últimos anos na região, as condições do semiárido nordestino, técnicas de conservação, metodologias do ensino de solos, entre outros. O seguinte resumo é referente ao estande organizado pelos projetos GEPESolos e Solo na Escola - UFC, ambos vinculados ao Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de expor o material pedagógico desenvolvido pelos mesmos para o ensino da ciência do solo, além de almejar a troca de experiências que o evento pôde proporcionar. O estande contou com um mostruário com 36 amostras de rochas e minerais, um filtro feito a partir de diversas camadas de solos, um monólito de argissolo vermelho-amarelo e um experimento para demonstrar os impactos da chuva em diferentes tipos de cobertura do solo, sendo eles, um solo desnudo, um com cobertura vegetal viva e outro com cobertura vegetal morta. A participação na Reunião acabou por propiciar uma experiência de intercâmbio entre o estande e os participantes, tendo em vista que profissionais de todas as regiões e até mesmo de outros países se fizeram presentes, como estudantes e professores de outras instituições onde o projeto Solo na Escola também existe. Toda a gama e pluralidade de participantes da reunião acabaram por auxiliar na troca e disseminação de conhecimento da ciência do solo, além de contribuir para a criação de novas metodologias e ferramentas de ensino, devido a isso, concluísse que os objetivos foram alcançados e os resultados satisfatórios.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica