RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO ACADÊMICA NA VIDA DO DISCENTE

Autores

  • Geovana Monteiro de Oliveira
  • Fabian Elery Teixeira da Rocha
  • Francisco Augusto Duarte Albuquerque
  • Roberta Meneses Oliveira

Resumo

Introdução: O Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica objetiva propiciar aos estudantes de Cursos de Graduação Presenciais da Universidade Federal do Ceará (UFC) condições financeiras para sua permanência e desempenho acadêmico satisfatório mediante atuação na iniciação acadêmica. Assim, é válido relatar a experiência como bolsista a fim de incentivar outros alunos a terem essa oportunidade. Objetivo: Relatar as contribuições da iniciação acadêmica na vida do discente. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência na Liga Acadêmica de Cuidados Críticos (LAECC). Na liga a bolsista ficou como coordenadora da comissão do Financeiro, onde mensalmente repassava aos membros o valor atualizado do caixa. Além disso, organizou uma simulação realística chamada ‘’Comunicação entre enfermeiros e troca de plantão’’ aos membros. Nessa simulação, juntamente com outros acadêmicos do grupo, foi elaborado um roteiro e uma cena onde os membros restantes deveriam interpretar os atores. Com base em suas atitudes na simulação, colocava-se o que eles fizeram de certo e errado. Essa simulação tinha como objetivo incentivar o raciocínio clínico dos membros, o que é essencial ao profissional de enfermagem. Resultados: Com base nessas experiências vividas pode-se perceber que agregaram muito ao conhecimento sobre cuidados críticos, pois na liga há uma abordagem mais aprofundada do assunto. Além disso, as simulações realísticas também incentivaram o conhecimento e raciocínio clínico, pois em troca de plantões, percebe-se que a comunicação eficiente entre os profissionais é crucial para a qualidade na assistência prestada. Conclusões: Ter a oportunidade de ser Bolsista de Iniciação Acadêmica permitiu ter mais conhecimento sobre uma área que não despertava interesse, mas que com essa experiência, houve uma mudança de opinião. Assim, a iniciação acadêmica permite ao discente ter oportunidades e experiências que contribuem para sua atuação acadêmica e profissional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica