"RELATO DE VIVÊNCIA: PROJETO INTERAÇÃO, PRIMEIRO CONTATO DOS DISCENTES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE INDIVÍDUOS COM TEA".
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivida pelos discentes inseridos como bolsistas do Programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica - BIA, no projeto InterAÇÃO-TEA: autismo e educação. O referido projeto oportunizou a valiosa experiência de um primeiro contato com a Educação Especial, sobretudo em alunos com Transtornos do Espectro do Autismo. O projeto atua junto com o Grupo de Estudos Analíticos e Psicopedagógicos em Transtornos do Espectro do Autismo - GeapTEA, fundado em 2018 com objetivo de discutir, estudar e pesquisar questões relacionadas ao autismo e seus distintos aspectos no contexto educacional através da interdisciplinaridade por considerar em seu núcleo a presença de profissionais e estudantes de diversas áreas, como educação, saúde, psicologia entre outras. Na rotina do grupo de estudos, os alunos vivenciaram discussões mediadas pela Prof Dra. Débora Lúcia Lima Leite Mendes, líder do grupo, no qual foram apresentadas diversas experiências acerca dos processos educacionais de alunos com TEA, podendo citar neste contexto a alfabetização e letramento dos alunos e terapias alternativas tais como a Terapia Assistida por Animais (TAA) e a Musicoterapia que visam criar, no contexto escolar, um ambiente de acolhimento e inclusão a essas crianças. O projeto interação-TEA surgiu diante da necessidade de propagar maior compreensão e esclarecimento acerca do espectro do autismo, das políticas públicas envolvidas e da relação da pessoa com autismo com a escola e sociedade e emprega uma metodologia coletiva, mais precisamente, rodas de conversa em que os diversos saberes são compartilhados de forma mútua e livre. O projeto possibilitou adquirir conhecimentos e experiências acerca do universo da educação inclusiva com foco em crianças com TEA, demonstrando a importância da discussão para formação dos estudantes envolvidos, uma vez que como futuros professores, precisam estar sensíveis e preparados para enfrentar a realidade educacional.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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