RELAÇÃO ENTRE COMPORTAMENTO DE EVITAÇÃO POR MEDO DE CAIR, AUTOEFICÁCIA PARA QUEDAS E CONFIANÇA EM EXECUTAR ATIVIDADES EM IDOSOS

Autores

  • Amanda da Rocha Pinheiro
  • Jardel Araújo Jerômino
  • Fabianna Resende de Jesus Moraleida
  • Mayle Andrade Moreira
  • Ana Carla Lima Nunes

Resumo

Introdução: Fatores como confiança para realizar atividades de vida diária (AVD), medo de cair e comportamento de evitação por medo de cair podem interferir negativamente na saúde e qualidade de vida dos idosos e aumentar o risco de quedas. É importante saber a relação entre essas variáveis para melhor compreender os fatores relacionados a quedas e desenvolver estratégias de prevenção. Objetivo: Analisar a relação entre comportamento de evitação por medo de cair, autoeficácia para quedas e confiança em executar atividades em idosos. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal conduzido com idosos participantes do projeto de pesquisa Advanced Geriatric Evidence (AGEplus) da Universidade Federal do Ceará. Foram avaliadas a autoeficácia em quedas (Falls Efficacy Scale International – FES I), o nível de confiança para desempenhar AVD (Activities-specific Balance Confidence Scale -ABC-Scale) e o comportamento de evitação por medo de cair (Fear of Falling Avoidance Behavior Questionnaire-FFABQ-BRASIL). A correlação entre as variáveis foi analisada através do Coeficiente de correlação de Spearman, considerando p<0,05 (SPSS 22.0). Resultado: Participaram do estudo 88 idosos com idade de 68(±5,62) anos, sendo 86,4% do sexo feminino. Entre os avaliados, 44,3% relataram queda no último ano. Encontramos uma correlação moderada positiva entre o FFABQ e o FES I (r= 0,66; p<0,001). Uma correlação moderada negativa entre o FFABQ e o ABC-Scale (r= -0,68; p<0,001) e entre o FES I e o ABC-Scale (r=-0,68; p<0,001). Conclusão: Existe relação entre as varáveis apresentadas, sendo observado que quanto maior o comportamento de evitação e autoeficácia para quedas, menos confiança o idoso apresenta para execução das atividades, sendo necessário atenção a esses componentes em sua avaliação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica