SALA DE MONITORIA VIRTUAL - 1° PASSO: APLICAÇÃO DO PBL
Resumo
No contexto atual do ensino brasileiro, presencia-se uma mudança no modo como se avalia o aluno, não se observando apenas sua base de conteúdos teóricos, absorvidos em um período específico, mediado por uma avaliação. Como emprego de novos currículos, novas abordagens de ensino-aprendizagem têm sido aplicadas. Nesse sentido, o PBL (Problem Based Learning), consiste em uma metodologia de ensino que utiliza várias habilidades e competências requeridas pelos currículos atuais. Com o objetivo de analisar uma transição suave e como os alunos interagem com o PBL utilizando conceitos da Álgebra Linear (AL), foi aplicada a metodologia do PBL em uma turma de AL, consistindo de um trabalho que acompanhasse os conteúdos da disciplina ao longo do semestre. Os 30 alunos participantes da turma foram divididos em 5 grupos, de acordo com o seu curso. Cada grupo recebeu um problema de engenharia, cuja resolução envolvia conceitos de AL, de economia e de programação, do modo que os grupos se reuniriam ao longo do semestre para discussão e resolução do problema, ao final de cada reunião seria feito um relatório sintetizando tudo que foi discutido. O tutor da turma, um estudante do oitavo semestre de engenharia, intervia conforme era solicitado, mediante relatório da reunião, pelos grupos. Ao final, os grupos têm que fazer uma apresentação da sua resolução e entregar um relatório do trabalho. Durante a aplicação, percebeu-se que a maioria dos grupos apresentaram baixa participação, interessando-se pelo trabalho visando apenas conseguir aprovação na disciplina, desenvolvendo trabalhos de forma desorganizada e de baixa qualidade, no entanto, apresentou-se resultados positivos nos grupos que atuaram ativamente no desenvolvimento do projeto. Temos que, é essencial o uso de ferramentas de controle que tornem experiências do PBL como avaliações obrigatórias aos discentes, bem como a introdução do espaço virtual que faça o papel de mediar e de cobrar os grupos de maneira mais consistente.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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