SAÚDE DO TRABALHADOR: DIÁLOGOS ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE

Autores

  • Yanne Alves Fernandes
  • Júlia da Silva Peixoto
  • Nataly Tomé da Costa Alves
  • Raquel Nascimento Coelho

Resumo

O Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA) é um núcleo de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará que atua desde 1994 fomentando o pensamento crítico acerca da realidade laboral, estando, assim, em constante compromisso com a transformação social. Com este intuito, atua em ações de intervenção em promoção de saúde do trabalhador integrando conhecimentos produzidos na academia e viabilizando a articulação entre universidade e comunidade. Dentre as atividades realizadas junto à comunidade está o Projeto Promoção de Saúde do Trabalhador. Tal iniciativa se deu tendo em vista a relevância em se promoverem espaços de discussão acerca do atual cenário laboral, das suas transformações e de seus possíveis impactos sociais e subjetivos. O projeto tem como objetivos popularizar o debate sobre saúde do trabalhador, promovendo reflexões sobre a necessidade de ambientes laborais promotores de saúde, assim como também, realizar intervenções que promovam saúde nos ambientes de trabalho e, orientação para o trabalho entre trabalhadores em busca de inserção laboral. Desta forma, no ano de 2019, o projeto procurou desenvolver ações para o fortalecimento dos objetivos propostos, a saber: reuniões de planejamento das ações de intervenção, bem como momentos de formação para os bolsistas e estagiários. Os desdobramentos a serem executados posteriormente incluem atuar junto a parceiros do NUTRA nas ações de intervenção em promoção de saúde do trabalhador. Acrescento, por fim, como a experiência de ser membro deste projeto possibilitou-me a incorporação de novas competências/conhecimentos, assim como também ampliou meu olhar para a importância de se promoverem espaços para o diálogo acerca do mundo do trabalho e do bem-estar do trabalhador.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica