SCREENING DE FUNGOS PRODUTORES DE LIPASE E AMILASE
Resumo
Ao longo dos anos a demanda mundial por enzimas vem aumentando consideravelmente. Como exemplo, pode-se citar as lipases com aplicações na indústria de produtos de limpeza, bem como as amilases com aplicações na indústria alimentícia. Assim sendo, o presente trabalho teve como objetivo investigar a atividade lipásica e amilásica de sete fungos (F.oxysporum, F.solani, F.tupiense, F.guttiforme, F.sacchari, Cladosporium sp e C.musae). Primeiramente cultivou-se os fungos em placas de Petri com meio BDA (Batata, Dextrose e Ágar). Após sete dias, preparou-se dois diferentes meios de cultura a fim de se realizar os testes para a atividade lipásica e amilásica, respectivamente: meio Yeast Extract (YE) (0,5 g extrato de levedura, 4,5 mL de Emulsão de óleo de oliva, 0,5 mL de solução de rodamina B, 2g de ágar e 95,0 mL de água); e meio APY (1% de amido, 0,25% de extrato de levedura, 0,25% de peptona e 2% de ágar). Os meios foram vertidos em 42 placas de Petri, 21 com cada meio, previamente esterilizadas em autoclave; em seguida três pellets de cada fungo foram adicionados às placas. Para o teste de atividades lipásica o crescimento foi de 72 horas, onde a atividade pode ser visualizada e identificada em câmara de UV (365nm); os microrganismos que visualizados na presença da UV apresentaram ao redor do fungo um halo com coloração fluorescente foram identificados como produtores de lipase. Já para o teste de atividade amilásica, as linhagens foram incubadas à 25°C por 72 horas. Após este período as placas foram incubadas a 35°C por 1 hora, se adicionou sobre as placas uma solução de iodeto de potássio e deixou-se reagir por 2 minutos, o indicativo da atividade enzimática foi mensurado de acordo com a formação de uma zona pálido ao redor do fungo. Por fim, concluiu-se que o Fusarium oxysporum apresentou melhor atividade lipásica, enquanto o Cladosporium sp apresentou melhor resultado para a atividade amilásica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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