SIMULAÇÃO REALÍSTICA SOBRE DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIROS NA TROCA DE PLANTÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Francisco Augusto Duarte Albuquerque
  • Caio Victor Fernandes de Oliveira
  • Camila Emanuelle Silva de Araújo
  • Geoava Monteiro de Oliveira
  • Roberta Meneses Oliveira

Resumo

Introdução: A simulação realística inserida na formação de acadêmicos da área da saúde possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias em um ambiente hospitalar. Nesse sentido, permite que os estudantes possam conhecer os erros que afetam a equipe multiprofissional, desenvolvendo habilidades sem arriscar a segurança do paciente. Objetivos: Descrever a experiência de acadêmicos inseridos em uma simulação realística sobre desafios da comunicação entre enfermeiros na troca de plantão na Universidade Federal do Ceará. Metodologia: Relato de experiência evidenciando a percepção de uma construção educativa que se deu em setembro de 2019, no Laboratório de Práticas de Enfermagem do Departamento da Enfermagem da cidade de Fortaleza-CE. A vivência foi parte da extensão da Liga Acadêmica de Enfermagem em Cuidados Críticos da Universidade Federal do Ceará, em que três acadêmicos elaboraram um situação na qual mais dois acadêmicos deveriam interpretar um enfermeiro que troca de plantão com outro, sem repassar as informações sobre o paciente da forma correta, gerando danos ao usuário do serviço de saúde. Resultados: A experiência propiciou a compreensão das dificuldades enfrentadas na passagem de plantão da equipe de enfermagem, na qual a comunicação entre os profissionais deve ser centrada na segurança do paciente. Os desafios enfrentados na passagem de plantão envolvem aspectos da equipe e da unidade, como distração, falta de interesse, múltiplas tarefas realizadas ao mesmo tempo, dentre outros. Assim, os acadêmicos discutiram estratégias para melhorar esse momento, com avaliação de riscos, compartilhamento de informações, através dos indicadores assistenciais de segurança do paciente. Considerações finais: É importante destacar que a extensão propiciou não somente o desenvolvimento de competências da prática profissional, mas estimulou o aperfeiçoamento da capacidade de análise, síntese e tomada de decisão no hospital para a segurança do paciente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica