SONORIDADES MÚLTIPLAS, INVESTIGAÇÃO SONORO-CÊNICA- IMAGÉTICA, FORTALEZAS-SKY LINE.

Autores

  • Joao Victor do Nascimento
  • Hudson Ramalho de Lima
  • Maria Consiglia Raphaela Carrozzo Latorre

Resumo

O Projeto Sonoridades Múltiplas trata-se de um grupo de pesquisa nascido em 2012, criado pela professora doutora Consiglia Latorre e atualmente contando também com a orientação da professora doutora Emily Daltro. No projeto trabalhamos com investigações- sonoro-cênico- imagéticas e podem participar alunos de variados cursos (Cinema, Música, Dança Teatro, entre outros). Durante o ano 2019 - período em que estivemos no projeto como bolsistas – desenvolvemos improvisações que reforçaram a interdisciplinaridade que se faz presente no grupo desde seus primórdios. Nos encontros vivenciamos jogos e propostas de improvisação livre buscando uma escuta coletiva para percebemos potencias sonoras de movimentos e vice versa, como ferramentas de criação e composição. No desenvolvimento do processo criativo levantamos um tema que norteou nossas performances: imagens recolhidas pelos integrantes do grupo trazendo várias faces da cidade de Fortaleza, incluindo aqui a dimensão imagética, intitulada Fortalezas. Neste resumo apresentamos um recorte da investigação, uma das imagens, a orla da Praia de Iracema: Sky Line. Focamos na improvisação de partituras gráficas (sonoras) que foram criadas a partir das diferentes formas presentes na foto, como a linha do céu que está desenhada com os prédios, o círculo da lua, os pontos das luzes dos postes e das janelas, entre outros. O processo de construção desta performance foi totalmente colaborativo compondo com nossos conhecimentos e experimentações em dança, teatro, música e audiovisual. Durante o período estivemos como bolsistas neste projeto, tanto na prática como na edição dos registros audiovisuais dos encontros, gerando materiais de estudo e divulgação. A experiência resultou em três apresentações abertas ao público e um enriquecimento e troca engrandecedora para nós como artistas-pesquisadores-docentes em formação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica