TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LUDICIDADE E APRENDIZAGEM

Autores

  • Hanna Almeida Sousa
  • Felipe Jonathan Barros de Oliveira
  • Ubiratan de Oliveira Junior
  • Maria Auricelia da Silva

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes no nosso cotidiano, por isso devem ser introduzidas já na Educação Infantil, como forma de favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. O objetivo geral estabelecido foi contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil mediante a utilização de recursos digitais. Os objetivos específicos foram: acompanhar a produção textual com uso de um recurso digital na Educação Infantil; publicar livros digitais produzidos pelas crianças; exercitar o raciocínio lógico para a resolução de problemas e divulgar os resultados observados nas mídias sociais. Este Projeto apresenta a produção e ilustração de histórias por crianças da Educação Infantil, a utilização de jogos de lógica de programação, bem como recursos de desenho, pintura e coordenação motora fina. O trabalho foi realizado com crianças de três a seis anos de idade na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança/UUNDC, da Universidade Federal do Ceará. O Objeto de Aprendizagem (OA) utilizado para a produção textual foi o Histórias Fantásticas, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (Proativa/UFC); Run, Marco; jogos do site A Hora do Código; Tux Paint, dentre jogos de lógica e aventura que fazem a criança enfrentar desafios, alcançar objetivos e ser autor de suas ações. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa de caráter interpretativo. Todas as atividades foram desenvolvidas pelas crianças com a mediação dos bolsistas, que também fizeram registros escritos e fotográficos para a divulgação do trabalho realizado. O uso dos recursos tecnológicos possibilitou o interesse das crianças, que produziram e ilustraram histórias, exercitaram a autoria, a criatividade, além de resolverem situações desafiadoras, por meio do pensamento lógico e da tomada de decisões.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica