TERMINOLOGIA, INVESTIMENTO VOCAL E POSICIONAMENTO EM CANÇÕES PARA CRIANÇAS
Resumo
Esta pesquisa faz parte do projeto INVOCANÇÕES: investimento vocal em canções para crianças, coordenado pela Prof. Dr. Maria das Dores Nogueira Mendes, cujo objetivo é analisar a dimensão da voz cantada em canções para crianças como delineadora dos posicionamentos MPB, Gospel, Canção de Massa e POP em uma perspectiva discursiva. Assim, procura também demonstrar as possíveis contribuições da abordagem maingueneauniana para o estudo da materialidade vocal. Utilizamos os conceitos de posicionamento e investimento propostos por Maingueneau (1996a/b, 1997, 2000, 2001, 2004, 2005, 2006a, 2006b, 2008, 2010a/b) e aplicados por Costa (2001, 2011) ao discurso literomusical brasileiro. Assim, mediante a descrição da dimensão vocal e das funções discursivas ensejadas por ela, ampliamos a análise dos três primeiros posicionamentos já descritos, no nível da performance, por Gonzalez (2014). As primeiras fases do projeto consistiam na coleta dos arquivos, atividades coletivas e individuais e análise das letras do corpus, que resultaram em trabalhos apresentados em congressos dentro e fora do estado. Na atual fase do projeto, os bolsistas ficaram responsáveis pela participação e auxílio no grupo de estudos e desenvolveram a atualização dos estudos do posicionamento POP/Canção de Massa, com pesquisa relacionada ao “Clube da Anittinha” (2018). Além disso, iniciou-se a criação de um glossário decorrente de uma série de categorias que são conceituadas ao longo da análise na tese intitulada “O duro aço da voz: investimento vocal, cenografia e ethos em canções do Pessoal do Ceará” (MENDES, 2013). Em razão de a leitura se tornar um desafio para os futuros leitores, visto que a autora apresenta e utiliza uma série de categorias inéditas, propondo novos contornos teóricos para o que costuma ser entendido como um jeito particular de cantar, justifica-se a relevância da proposta do glossário.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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