TRATAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL PROVENIENTE DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA INDÍGENA DA ASSOCIAÇÃO MISSÃO TREMEMBÉ – AMIT.

Autores

  • Felipe Gomes Araujo
  • Pedro Guilerme da Silva Júnior
  • Victor Rhanon de Melo Barros
  • Tereza Cristina Ferreira Mota

Resumo

O Núcleo de Documentação da Universidade Federal do Ceará (NUDOC/UFC) é um órgão vinculado ao Departamento de História que tem como objetivo preservar e dialogar com diferentes tipos de acervo (impressos, orais, digitais, iconográficos, etc.) como um espaço de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo deste trabalho é apresentar os meios que vêm sendo utilizados pelo NUDOC para o tratamento e organização do acervo documental vindo da Associação Missão Tremembé (AMIT). A doação ao NUDOC ocorreu no ano de 2019 e dispõe de artefatos, artes indígenas e documentos variados (culturais, administrativos e pessoais). Antes de ser disponibilizado, este acervo precisa ser submetido à higienização e organização. Dessa forma os bolsistas alocados a este projeto foram incumbidos de realizar a higienização e separação dos documentos e artefatos recebidos. O procedimento utilizado no tratamento dos documentos consiste na organização prévia realizada por servidores do NUDOC ainda na sede da AMIT no ato de recebimento do acervo. Neste momento, os documentos e artefatos foram cuidadosamente retirados do local e encaixotados de acordo com seus tipos. O trabalho que vem sendo realizado pelos bolsistas, a partir do planejamento e orientações das ações por servidores, consiste na higienização, identificação e separação dos documentos conforme sua origem e assunto para ao final colocar esses documentos em caixas, consistindo esse num tratamento documental prévio, anterior à etapa definitiva de organização. O acervo no qual vem sendo desenvolvido este trabalho configura-se como um importante acervo documental indígena do Nordeste, daí sua urgência para que esteja disponível o mais brevemente. Devido à dimensão desta atividade, prevê-se que tenha conclusão no primeiro semestre de 2020.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica