TRAÇANDO O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DE LETRAS - ESPANHOL (NOTURNO) DA UFC

Autores

  • Amanda de Lima Aureliano
  • Lília Kássia Rodrigues da Silva
  • Cicero Anastacio Araujo de Miranda

Resumo

O projeto MOVE - Movimentando o Espanhol da Universidade Federal do Ceará tem como intuito realizar pesquisas que visam a melhoria do curso de espanhol e o combate problemas relacionados à evasão dos semestres finais, falta de orientação dos estudantes ingressantes e a grande escassez de projetos motivadores no curso. Um dos primeiros passos para iniciar um estudo e buscar a resolução desses problemas, é inicialmente entender como quais alunos estamos lidando, de onde esses estudantes vem? Como eles chegam? Que tipo de transporte utilizam para se locomover? E principalmente, qual a situação financeira desses estudantes? E essa situação afeta no desenvolvimento no curso? Com essas respostas, podemos entender melhor o cotidiano dos nossos estudantes e traçar um perfil geral do curso. Portanto, nosso trabalho é referente a elaboração e aplicação de um questionário socioeconômico com 82 alunos da universidade federal do ceará do curso de letras espanhol. A pesquisa foca em traçar um perfil socioeconômicos para os alunos do curso e partir disso, compreender os problemas atuais mais recorrentes. A pesquisa contou com 10 perguntas objetivas relacionadas a: Dificuldades encontradas no curso, renda mensal e moradia, a última pergunta solicitava aos estudantes que dessem sugestões de melhorias para o curso, as sugestões foram diversas e giraram em torno de horários, oportunidades de bolsas e organização. De acordo com a análise dos dados, conseguimos traçar um perfil socioeconômico dos estudantes e a partir disso, deixar o campo aberto para novas pesquisas e táticas de resolução desses problemas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica