TRILHAS URBANAS: PERCURSOS GEOGRÁFICOS NA CIDADE DE FORTALEZA

Autores

  • Mariana Ingrid Sousa Melo
  • João Pedro Freitas Pinheiro
  • Maria Clelia Lustosa Costa

Resumo

O Projeto Trilhas Urbanas utiliza-se da perspectiva geográfica, por meio de mapas sobre o tema e pesquisa bibliográfica sobre o local a ser visitado, para realização do trabalho de campo; professores e alunos realizam a preparação do roteiro das Trilhas Urbanas, unindo ensino, pesquisa e extensão. Com o intuito de gerar interesse nos participantes pela História, Geografia e Educação Patrimonial da cidade de Fortaleza, são discutidos os aspectos físicos, sociais e econômicos, numa perspectiva diacrônica, mostrando como o passado ajuda a compreensão. O arranjo espacial do Centro de Fortaleza e suas rugosidades refletem os diferentes momentos da história do Ceará. O centro tradicional, espaço do ócio e do negócio, requalifica-se com o comércio formal e informal e o crescimento das atividades ligadas a educação e a saúde. Os alunos de diversas instituições de ensino básico de Fortaleza e região metropolitana, mas principalmente de escola pública são os principais participantes desta atividade de extensão. As Trilhas são realizadas a partir da observação e compreensão dos espaços formadores do bairro do Centro de Fortaleza, como o Espaço Vida e Morte, através da visitação de cemitérios; Geometria Territorial do Poder, que aborda os aspectos políticos da formação de Fortaleza; Espaço de ócio e negócio, que trata das áreas de lazer, como praças, e de trabalho e consumo como as feiras comerciais; Fortaleza e o Mar, explicando a relação da cidade com o litoral. Neste ano, durante o Outubro Cultural, atividade em conjunto com o Instituto do Ceará, homenageando o governador Virgílio Távora de Morais Fernandes Távora (1919-1988), que faria cem anos. Durante as trilhas, era perceptível a curiosidade dos alunos sobre o local visitado, aumentando a participação nos debate ao longo do percurso. Destacamos a importância destes momentos práticos no ensino da Geografia e como eles contribuem para melhor absorção do conhecimento e aumento do sentimento de pertencimento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica