UM ESPAÇO-TEMPO PARA SE APRENDER A APRENDER: OS PRINCÍPIOS DO DESIGN
Resumo
Dentro do projeto intitulado "Um espaço-tempo para se aprender a aprender -o Laboratório de ensino como lócus da formação humana", realizamos a oferta de um minicurso com o tema "Os princípios do Design". Dito isso, o objetivo do presente trabalho é narrar o desenvolvimento do referido minicurso, coligando-o a uma busca pelo desenvolvimento de atividades práticas e reflexivas como a elaboração de projetos multidisciplinares e de auto-organização. O minicurso consistiu em cinco aulas sobre os princípios básicos do design, baseado no livro “Design Para Quem não É Designer”, de Robin Williams. Dessa forma, foi explicado no decorrer das aulas os quatros princípios básicos que são alinhamento, contraste, proximidade e repetição, além de assuntos adicionais como tipografia e teoria das cores. O curso visava a demonstração desses princípios de forma teórica, mostrando a importância de se ter uma noção básica de design, na construção de apresentações e trabalhos acadêmicos, com o intuito de facilitar a sua interpretação e compreensão da mensagem passada. O mesmo ocorreu no LEBIO - laboratório de pesquisa em ensino de Biologia, que contribuem para a formação profissional e que consequentemente favorece a diminuição da evasão nos cursos do campus do Pici da UFC. Como resultado do minicurso, notamos através de observação in locu e dos relatos orais dos participantes, que os cursistas, ao final dos encontros, conseguiram ampliar sua visão de design e entenderam como utilizar os princípios de forma a melhorar seus trabalhos, trazer uma harmonia neles e uma melhor compreensão deles para público. Além disso, os alunos tiveram uma grande mudança na forma que organizavam seu matérias gráficos como apresentações Powerpoint, cartazes e até mesmo artigos acadêmicos e relatórios feitos dentro da universidade, pois os princípios do design são primariamente métodos de organização, dessa forma entendendo eles você é capaz de organizar melhor as informações em um material gráfico.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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