UM JOGO COLABORATIVO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Andressa Vieira de Moura
  • Thiago Rodrigues dos Santos
  • Geovany Rocha Torres

Resumo

Promover o pensamento crítico em relação ao desenvolvimento sustentável, e o engajamento da comunidade universitária em práticas que colaborem com a sustentabilidade é um dos grandes desafios encontrados pelas universidades. No âmbito da educação ambiental encontramos várias formas de abordar esse tema e uma delas é a utilização de jogos. O jogo é uma ferramenta que facilita a proposição de ideias em qualquer ambiente de aprendizagem, inclusive para ações relacionadas às questões socioambientais e econômicas. Os benefícios da aprendizagem baseada em jogos envolvem: pensamento crítico; solução criativa de problemas; trabalho em grupo; melhoria do desenvolvimento cognitivo; retenção do aprendizado e experiência social. Essas características são importantes para futuros profissionais de diversas áreas. No projeto Olimpíadas da Sustentabilidade utilizamos jogos para levar à comunidade universitária temas que são relevantes dentro do processo de gestão ambiental. Nesse contexto o objetivo do presente trabalho foi a elaboração de um jogo colaborativo denominado ‘Sustentabilidade Universitária’ que simula o processo de gestão ambiental no ambiente universitário, tendo como base uma pesquisa bibliográfica sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e as ações desenvolvidas pela Universidade Federal do Ceará e por universidades espanholas. Entre as características do jogo destacamos a coordenação compartilhada e a divisão de liderança interna e compartilhada aplicadas, por exemplo, com a utilização das cartas das Pró-Reitorias, e também por outros tipos de cartas inseridas no jogo. A perspectiva da criação do jogo é um efetivo potencial para promover o engajamento da comunidade universitária no debate sobre como contribuir com práticas para a sustentabilidade no ambiente universitário.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica