UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS RESULTANTES DO USO DO APLICATIVO DUOLINGO NO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Alef Pinto da Silva
  • Beatriz Marie Brito Almeida
  • Matheus Anacleto Gomes
  • Lidia Amelia de Barros Cardoso

Resumo

O objetivo deste trabalho é estabelecer uma análise comparativa do desempenho de tarefas de alunos do 6° ano no aprendizado de língua inglesa. Apresentamos algumas implicações pedagógicas resultantes do uso do aplicativo Duolingo observando o contexto educacional da Escola Municipal Nossa Senhora De Fátima, situada no município de Fortaleza. O referencial teórico usado tem como orientação a pesquisa de Bezerra de Sousa, Cardoso e Toassi (2018) com o tema “Duolingo como uma ferramenta para aperfeiçoar a escrita do vocabulário no inglês como língua estrangeira”. O design metodológico adotado, de abordagem qualitativa, observa o desempenho dos alunos em duas etapas: (1) pré-teste, antes das atividades pedagógicas concernentes o aplicativo Duolingo serem realizadas, e a performance dos mesmos estudantes no (2) pós-teste, após o desenvolvimento de tarefas com o software. Com a análise dos dados em andamento, constatamos que o uso contínuo em sala de aula do aplicativo Duolingo pode ser considerado como facilitador ao aprendizado da língua estrangeira em tela. Os resultados positivos surgem de duas perspectivas de aprendizagem: discente (desenvolvimento das competências linguísticas) e docente (uso de novas metodologias educacionais). Ademais, os mais calorosos agradecimentos devem ser prestados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), pela concessão das bolsas do Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica (PBIA), que facilitaram o desenvolvimento dessa pesquisa científica e a sua aplicação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica